Em primeiro lugar gostaria de contar um pouco a historia da minha filha, não vou colocar nomes e maiores informações aqui para preservar a identidade dela, já que nesta fase, as crianças são extremamente preocupadas com os amiguinhos, principalmente os da escola.
Ela nasceu em 2006, com 38 semanas de gestação, pesando 2,950 Kg e medindo 49 cm, peso e altura normais para o tempo gestacional, sempre foi magrinha e pequena, mas com uma saúde excelente, tendo 1 febre por ano no máximo.
Com o passar do tempo, ela começou a reclamar da escola, que as outras crianças falavam que ela era pequena, colocavam apelidos e isso começou a nos incomodar também. Conversamos com o pediatra diversas vezes e ele sempre acompanhando o crescimento dela.
No gráfico do crescimento ela sempre esteve na ultima linha, como mostra a figura, tanto no peso quanto na altura.
Curva de crescimento |
Na ultima consulta, em setembro de 2015 ela estava com 121,0 cm com 8 anos e 9 meses.
Na projeção de altura dela, verificamos que seria em torno de 1,50 m, com uma margem de erro de 2 cm para cima ou para baixo, podendo chegar aos 1,52 m ou 1,48 m (muito pouco para o padrão familiar). Não temos histórico familiar de pessoas muito baixas, eu tenho 1,58m e meu marido tem 1,80m. De acordo com a projeção genética dela, seria em torno de 1,60m.
Chegamos então a conclusão de que precisávamos de um endocrinologista pediátrico urgente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixa seu comentario aqui